O mercado global de luxo vem crescendo. Em 2022, o faturamento registrado foi de € 345 bilhões (ou cerca de US$ 374,50). Este é um número recorde, segundo um estudo da Bain & Company. Esse estudo ainda prevê um crescimento contínuo nesse setor.
A expectativa é que, em 2023, esse crescimento atinja entre € 360 e € 380 bilhões. O levantamento da Bain e da Altagamma estabelece dois cenários possíveis: no positivo, haveria um crescimento impulsionado pela recuperação da China e pelo crescimento sustentado na Europa e nas Américas.
Já um cenário realista: apresenta um crescimento geral impactado de forma mais severa por uma desaceleração em mercados consolidados, o que pode ter um efeito negativo nos gastos dos clientes de luxo, assim como por uma recuperação mais lenta na China. Diante desse cenário, prevê-se um aumento nas vendas do mercado de bens pessoais de luxo entre 5% e 8% em comparação com o ano de 2022.
Razões do crescimento
Vários fatores explicam o crescimento do mercado de luxo. Alguns deles são a gradual diminuição da hiperinflação, a recuperação da confiança do consumidor de regiões como a Europa, além da reabertura do mercado na China e a suspensão das restrições causadas pela Covid-19.
Por fim, o Sudeste Asiático e o Japão vivem um bom momento econômico. Já a China registrou crescimento econômico no primeiro trimestre de 2023. Nos Estados Unidos, porém, os temores de uma recessão e o fim do auxílio financeiro disponibilizado durante a pandemia têm feito os consumidores serem mais cautelosos.
Produtos mais buscados
Joias e relógios foram as categorias mais procuradas. E as bolsas também seguem se destacando como artigos luxuosos.
Na Ásia, o destaque foi para sapatos – categoria que foi menos procurada em outras regiões do mundo. Produtos de cuidados com a pele também se mantêm em alta.
O mercado global de luxo vem crescendo. Em 2022, o faturamento registrado foi de € 345 bilhões (ou cerca de US$ 374,50). Este é um número recorde, segundo um estudo da Bain & Company. Esse estudo ainda prevê um crescimento contínuo nesse setor.
A expectativa é que, em 2023, esse crescimento atinja entre € 360 e € 380 bilhões. O levantamento da Bain e da Altagamma estabelece dois cenários possíveis: no positivo, haveria um crescimento impulsionado pela recuperação da China e pelo crescimento sustentado na Europa e nas Américas.
Já um cenário realista: apresenta um crescimento geral impactado de forma mais severa por uma desaceleração em mercados consolidados, o que pode ter um efeito negativo nos gastos dos clientes de luxo, assim como por uma recuperação mais lenta na China. Diante desse cenário, prevê-se um aumento nas vendas do mercado de bens pessoais de luxo entre 5% e 8% em comparação com o ano de 2022.
Razões do crescimento
Vários fatores explicam o crescimento do mercado de luxo. Alguns deles são a gradual diminuição da hiperinflação, a recuperação da confiança do consumidor de regiões como a Europa, além da reabertura do mercado na China e a suspensão das restrições causadas pela Covid-19.
Por fim, o Sudeste Asiático e o Japão vivem um bom momento econômico. Já a China registrou crescimento econômico no primeiro trimestre de 2023. Nos Estados Unidos, porém, os temores de uma recessão e o fim do auxílio financeiro disponibilizado durante a pandemia têm feito os consumidores serem mais cautelosos.
Produtos mais buscados
Joias e relógios foram as categorias mais procuradas. E as bolsas também seguem se destacando como artigos luxuosos.
Na Ásia, o destaque foi para sapatos – categoria que foi menos procurada em outras regiões do mundo. Produtos de cuidados com a pele também se mantêm em alta.