Nesta semana, o governo federal pretende publicar a Medida Provisória (MP) que cria o Renovar – programa de renovação da frota de veículos antigos – como caminhões, implementos rodoviários e ônibus. Essa é uma discussão antiga entre montadoras e outros segmentos do setor de transportes.
De acordo com o Ministério da Economia, o programa é de caráter voluntário e visa estimular a reciclagem de veículos e a eficiência logística. A proposta é que o proprietário entregue o veículo em alguns pontos de desmanche autorizados por órgãos de trânsito e receba o valor de mercado. Donos de caminhões de menor porte recebem R$ 20 mil. Se o porte for semi pesado ou pesado, o valor é de R$ 30 mil.
Plataforma
O programa vai lançar a Plataforma Renovar – ambiente digital onde ficarão registradas as operações sobre o desmonte e o uso de benefícios concedidos pelo programa.
A ideia é investir em tecnologia para conectar os diferentes grupos envolvidos com esse tipo de transporte. São considerados velhos os caminhões com mais de 20 anos. No Brasil, estima-se que 460 mil caminhões estejam sob essas condições.
Existem diversas razões pelas quais é importante reciclar frotas antigas. Uma delas é que elas emitem muitos gases poluentes, o que contribui para aumentar a poluição do ar e contribui para intensificação do efeito estufa. Além disso, é comum que esse tipo de veículo apresente falhas nas estradas, prejudicando o fluxo do trânsito e podendo causar acidentes.
Após a trituração dos veículos, os seus componentes (como borracha, vidro e aço) poderão ser vendidos como matéria-prima para empresas, não havendo reaproveitamento de nenhuma peça. O programa Renovar poderá ser utilizado pelo governo federal para ajudar na elaboração de política pública de renovação de frota.