Um estudo desenvolvido na Suécia e publicado recentemente na British Medical Journal (uma das maiores revistas médicas especializadas do Reino Unido) aponta que quem teve Covid-19 está mais suscetível a desenvolver problemas como coágulo sanguíneo grave em até seis meses após ter sido contaminado pelo coronavírus. Quem teve Covid grave e precisou ser hospitalizado corre mais risco de ter coágulos.
Embora o estudo não afirme que a covid-19 foi a causa direta, ele aponta que ser infectado pelo coronavírus é funciona como fator de risco para esses problemas de saúde.
O estudo é robusto e acompanhou o estado de saúde de mais de um milhão de pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 na Suécia entre fevereiro de 2020 e maio de 2021.
Além disso, os pesquisadores também compararam esse grupo com outras quatro milhões de pessoas que não haviam sido contaminadas, que tinham a mesma idade e o mesmo sexo.
Outras conclusões do estudo foram: pessoas que tiveram Covid-19 apresentam quatro vezes mais chances de desenvolver trombose venosa profunda (TVP) em até três meses após a contaminação.
E cerca de 17 em cada 10 mil pacientes com covid apresentaram um coágulo de sangue no pulmão (proporção que foi abaixo de 1 em 10 mil entre as pessoas que não tiveram a doença). Por isso, é importante seguir com as medidas de segurança como o uso de máscaras em ambientes fechados.