Com as economias globalizadas intensificando suas interconexões econômicas e crescendo cada vez mais interdependentes, a concentração global vem se tornando uma realidade cada vez mais presente. A tendência é de que algumas empresas e instituições adquirem controle sobre cada vez mais áreas, possibilitando o controle dos meios de produção, setores dentro do mercado de trabalho, mercado financeiro e outras áreas relevantes.
Interconexão e Desenvolvimento
A interconexão entre economias ganha expressividade com conflito entre a concentração econômica e a sustentabilidade cultural, na medida em que a presença global de alguns grupos econômicos está sendo acompanhada por um desenvolvimento inexorável da mão-de-obra e das culturas nas demais regiões.
Sendo assim, ultrapassar as fronteiras culturais e econômicas também está beneficiando as políticas de desenvolvimento interno e criando oportunidade para perspectivas mais inovadoras. A globalização está provocando mudanças significativas na dinâmica da produção de bens, serviços, energia, tecnologia, infraestrutura e educação.
Infraestrutura e Competitividade
A presença da concentração global na infraestrutura e no financiamento de projetos de desenvolvimento também possibilitam uma maior competitividade no mercado, às vezes com a desvantagem de outras organizações locais. Esta competitividade a nível internacional alterou significativamente o comportamento competitivo, especialmente em termos de Global Supply Chains e oportunidades de investimento.
As relações entre empresas globais, mercados financeiros e potenciais de investimento têm contribuído significativamente para a concentração econômica. Apesar de suas óbvias vantagens, elas têm tido alguns efeitos colaterais negativos, resultando no aumento das desigualdades de poder e riqueza entre grupos.
Perspectiva e Síntese
As economias globais às quais assistimos hoje são resultado dessa convergência de tecnologia, políticas de desenvolvimento e concentração global. As tendências globais devem continuar como sinal de inovação, mas deve-se ter consciência que este desenvolvimento deve trazer equidade, responsabilidade, consciência ambiental e outros fatores cruciais de decisão que implementam maior justiça social.
Fique atento para mais atualizações sobre a concentração global e assine nossa newsletter para acompanhar as mudanças e desenvolvimentos.